Inovação Disruptiva – Arma de guerra contra os negócios tradicionais
Andava à volta com este tema na minha cabeça, a Inovação Disruptiva e a tecnologia que já tinha visto em filmes como “Minority Report” ou “”I, Robot“, e nunca imaginei que hoje em dia já seriam uma realidade!
Será possível que já existam alguns serviços/produtos tradicionais que a tecnologia tenha convertido?
É certo que a Inovação Disruptiva está gradualmente a transformar o nosso quotidiano, mas ainda não existe a sua valorização. Já não questionámos, o que foi em tempos o Design, que agora, é uma premissa obrigatória!
Lembrei-me dos livros, dos táxis, dos hotéis, dos jornais e dos mp3, é verdade que em muito pouco tempo, foram completamente alterados no seu modelo de negócio. Felizmente para nós consumidores, tiramos partido da proposta de valor e das suas vantagens.
De certeza que conhecem quem revolucionou estes serviços, claro que estou a falar da Kindle, Uber, AirBnB, Feedly e Spotifly. Isto tudo só foi possível pela revolução tecnológica mas também, na reestruturação dos modelos de negócio tradicionais.
Proponho-vos um desafio: imaginem um restaurante, um simples negócio tradicional. E vamos aumentar a fasquia para um restaurante de sushi no Japão, onde a cultura e os rituais fazem parte do dia-a-dia. Existe um franchising que através da tecnologia incrementou a produtividade e a rentabilidade do espaço, como podem ver no vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=i8W5YZ_MjJE
Mas não ficamos por aqui, já pensaram num hotel totalmente automatizado? Não é um sonho, a marca de hotéis Henn-na Hotel é uma realidade. Lançada a sua primeira unidade hoteleira, já deram a volta ao mundo com o seu Dinossauro rececionista.
Lembram-se dos taxistas, que tiveram o seu terramoto no seu modelo de negócio em todo o mundo por causa da Uber? Será que existe mais uma vez inovação disruptiva?
Pois bem, uma empresa no Japão, irá brevemente (Março 2016), lançar o serviço Robot Taxi. A sua campanha de marketing apaixona qualquer um em testar o serviço!
https://www.youtube.com/watch?v=pGEomEOPVKc
Não fiquem convencidos que esta batalha da inovação disruptiva só é no Japão, porque existem lutas também noutros países. No Estados Unidos, os carros andam sozinhos, todos sabem que a Google é uma vencedora na corrida. No entanto, surgem outros players como a Tesla, que surpreendeu os seus clientes com o serviço Autopilot, e desafio-os a experimentar o mesmo.
No meu ponto de vista, o design faz parte da nossa vida e a tecnologia cada vez mais funciona com a nossa segunda pele!
Agora pensem como tirar partido dela.